News.Londrina.BR
Advertisement
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
News.Londrina.BR
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Comércio terá horário estendido para o Natal

3 de dezembro de 2020
Comércio terá horário estendido para o Natal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Abertura de lojas por mais tempo ajudará a evitar aglomeração de consumidores; Prefeitura de Londrina lembra que a população precisa seguir as normas de proteção contra a pandemia do Coronavírus

 Foto: Emerson Dias

A partir de quinta-feira (3), o comércio de Londrina adotará o horário estendido para o Natal. Com isso, até o dia 23 de dezembro, os estabelecimentos comerciais poderão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 18h.

A exceção do horário especial de fim de ano está nos dias de feriado ou de véspera dos mesmos. No aniversário de Londrina, comemorado em 10 de dezembro; no último domingo antecedente ao Natal, dia 20 de dezembro; na véspera de Natal, dia 24 de dezembro e véspera do ano novo, dia  31 de dezembro; as lojas estarão abertas em horário excepcional, das 9h às 17h. Entre os dias 26 e 30 de dezembro será permitido o funcionamento das 9h às 18h.

A medida foi anunciada em uma live transmitida na noite de ontem (29), com a participação do prefeito Marcelo Belinati e do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Os interessados podem conferir o conteúdo completo por meio do Decreto nº 1.386, de 27 de novembro, que deve ser publicado no Jornal Oficial do Município desta segunda-feira (30). Clique aqui para acessá-lo.

Segundo o prefeito, a abertura do comércio por mais horas ajudará a distribuir os consumidores ao longo dia, contribuindo para evitar aglomerações. Ainda assim, é preciso respeitar as medidas de prevenção ao novo Coronavírus. “Eu peço às pessoas que continuem usando máscaras de proteção e lavando as mãos com frequência, com álcool gel ou água e sabão. Solicito também aos comerciantes que orientem seus clientes e funcionários, para que todos obedeçam as normas de saúde e segurança”, disse Marcelo.

Covid-19 – Em comparação com outras cidades do Paraná, Londrina apresenta baixa propagação da doença, Covid-19, visto que o coeficiente de incidência por milhão de habitantes, no município, está em 26.263, significando uma taxa menor do que as de Curitiba (39.592), Maringá (35.018), Cascavel (34.965) e o do Brasil (29.685).

Aqui, o índice de letalidade devido ao novo Coronavírus é de 2,35%, ou seja, mais baixo do que os de Apucarana (3,84%), Rolândia (3,22%), Arapongas (3,06%) e Cornélio Procópio (2,97%), assim como o do Brasil (2,74%). Isso se reflete na taxa de pacientes curados, que atingiu 96% dos infectados. Desde o início da pandemia, 15.041 pessoas tiveram Covid-19 confirmada em Londrina. Desses, 351 evoluíram para óbito e outros 14.632 foram curados, sendo 223 nos últimos dias.

Outro dado importante é a quantidade de casos ativos. Enquanto Londrina tem apenas 328, os índices são significativamente mais altos em Curitiba (13.320), Maringá (2.956), Umuarama (1.857), Foz do Iguaçu (702) e Cascavel (480). A taxa londrinense é, inclusive, menor do que o número registrado no município durante o auge da pandemia, quando a doença atingiu cerca de 800 pessoas com casos ativos.

As autoridades explicaram que esses resultados refletem as medidas adotadas pela Prefeitura desde o início da pandemia. Entre elas, a implementação da Lei Seca, que aconteceu em setembro, e a aplicação intensa de testes RT-PCR padrão-ouro. Com 71.872 procedimentos realizados até o momento, o número de testes por milhão de habitantes é de 125.848, cerca de 30% superior ao do Paraná.

Foto: Reprodução

Apesar desses dados, o prefeito lembrou que é preciso não se descuidar. Ele também citou a média móvel dos números de casos (um índice dinâmico e variável), que subiu de 64 para 117 na última semana. “Se nós, até o momento, estamos em uma situação de estabilidade é por causa das medidas que temos seguido, adotadas de acordo com critérios técnicos e científicos, e também aos cuidados tomados pela população. Porém, a pandemia só vai ser resolvida quando a vacina chegar. Por isso, temos que continuar sendo cautelosos, para que não tenha um disparo no número de casos, como aconteceu em outras cidades”, alertou.

Dengue – Com a proximidade do verão e o aumento das temperaturas e a maior frequência de chuvas, aumentam também os riscos de transmissão da dengue. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou que a Prefeitura continua conduzindo ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti. “Nossos mutirões de limpeza já recolheram toneladas de lixo, em todas as regiões da cidade; Os agentes de endemias também continuam em campo, aplicando o veneno para a eliminação do mosquito; Através de programas informatizados de estatísticas, identificamos 70 locais com grande incidência de focos de dengue, que serão alvo de ações específicas”, destacou.

Apesar disso, é essencial que a população também participe desse esforço. Segundo o secretário, 90% dos focos do mosquito estão em casas e quintas. Por isso, os cidadãos devem tomar providências como remover recipientes que possam juntar água parada, desobstruir calhas e impedir o acúmulo de água em vasos de plantas e potes de animais.

Fonte: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=86937

ANTERIOR

Governo adota novas medidas para conter aumento de contágios

PRÓXIMA

Aprovação da vacina contra covid é uma vitória da ciência, comemora coordenador de Frente Parlamentar do Coronavírus

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investimentos da Prefeitura de Londrina em saúde durante a pandemia

Investimentos da Prefeitura de Londrina em saúde durante a pandemia

22 de março de 2021
Prefeito de Londrina defende professores contra ataques, agressões e fakenews

Prefeito de Londrina defende professores contra ataques, agressões e fakenews

21 de fevereiro de 2021
Londrina está entre as melhores cidades do Brasil pra se viver!

Londrina está entre as melhores cidades do Brasil pra se viver!

11 de fevereiro de 2021
Prefeitura cancela o Carnaval e adota medidas restritivas

Prefeitura cancela o Carnaval e adota medidas restritivas

9 de fevereiro de 2021
grupo-news-multimidia

© 2019 Grupo News Multimídia
contato@news.londrina.br

Anuncie conosco:
(44) 9 9109-9966

grupo-news-multimidia

© 2019 Grupo News Multimídia
contato@news.londrina.br

Anuncie conosco: (44) 9 9109-9966

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados