Os moradores do Conjunto Vivi Xavier, na região norte, já podem comemorar. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, Dr. Justiniano Clímaco da Silva, inaugurada em 1988 e reconstruída em 2003, vai receber reformas importantes na sua estrutura física. A ordem de serviço, necessária para o início dos trabalhos, foi assinada na manhã desta segunda-feira (3), pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na sede da unidade, que fica na Rua John Lennon.
A última reforma da UBS Vivi Xavier ocorreu em 2014, e a unidade possui 490m² de área construída, aproximadamente. A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pelas obras é a Belga Latina Construções, representada na solenidade de hoje por Mariana Gagliardi dos Reis. Para esta reforma, o investimento será de R$ 242.927,96 em recursos públicos.
Marcelo lembrou que, desde que assumiu a Prefeitura, já entregou dezessete unidades da Saúde, que foram reconstruídas ou ampliadas. O Município também promoveu vários mutirões de cirurgias eletivas, como de catarata e ginecológicas, o fornecimento de próteses e órteses, cadeiras de rodas motorizadas e aparelhos auditivos, visando beneficiar as pessoas que aguardavam há anos em fila de espera. “Estamos reformando tudo, reconstruindo o Pronto Atendimento Infantil, a Maternidade Municipal vai quase dobrar de tamanho, vamos construir a nova sede do SAMU, entre tantas outras coisas”, citou.
Durante o evento, o prefeito de Londrina acrescentou que as ações de reestruturação estão sendo feitas não só na saúde, mas em outras áreas também, com contratação de professores, construção de novas escolas e creches, obras para duplicação de vias, construção de viaduto, recapeamento asfáltico, e instalação de grandes empresas e indústrias na cidade. “Ainda há muito o que fazer, mas já tem muita coisa boa acontecendo. Só aqui no Vivi Xavier, vamos reformar o posto de saúde, estamos construindo um novo terminal de ônibus, e viremos na sequência com o recape asfáltico do bairro. E esse trabalho está acontecendo em toda cidade, em bairros que não viam os serviços da Prefeitura há muitos anos. Londrina já é a melhor cidade do Brasil para se viver, e juntos vamos construir uma cidade ainda melhor”, assegurou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, a UBS Vivi Xavier é uma referência na região norte, atendendo mais de 20 mil pessoas. “Em quatro meses vamos entregar essa unidade com novos móveis, novos equipamentos e mais profissionais, para bem atender toda a região. Só este ano, foram onze ordens de serviço que o prefeito autorizou o início das obras, entre reforma e construção. Outras dezessete obras devem começar nos próximos dias, e isso comprova que o prefeito Marcelo trata a saúde como prioridade. Com seu comprometimento e seu perfil incansável de trabalho em prol da cidade, não tenho dúvidas de que ao final deste ano estaremos em um cenário ainda mais favorável para a população”, destacou.
Machado, que morou no Conjunto Vivi Xavier por muitos anos, parabenizou a equipe da UBS pelo ótimo trabalho e atendimento prestado aos usuários e pacientes. “Estou muito feliz hoje, não como secretário municipal, mas como morador do Vivi Xavier. Hoje, tenho o privilégio de acompanhar esse momento, e daqui quatro meses vamos retornar e fazer uma grande festa com a comunidade, devolvendo a UBS totalmente reformada, com aparelhos de ar-condicionado, novos móveis e equipamentos. Nesta administração, foram reformadas várias unidades de Saúde, e nós vamos seguir trabalhando de forma séria e honesta, em prol da sociedade londrinense. Tenho certeza de que estamos no caminho certo”, comentou.
O prazo máximo para a empresa finalizar o trabalho é de quatro meses (120 dias). O cronograma da obra inclui melhorias e intervenções nos pisos interno e externo, paredes, painéis, cobertura, revestimento, instalações hidráulicas, de rede lógica e elétricas, além de nova pintura.
Haverá também a substituição de vidros e esquadrias, instalação de um novo balcão para atendimento ao público na recepção, armários sob medida, intervenções para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência, e novas placas de identificação dos espaços internos e saídas.
Representando a equipe de servidores da UBS Vivi Xavier, a médica Ana Paula Freitas, que atua na unidade há catorze anos, citou que a reforma representa um momento histórico e positivo. “Ao longo destes catorze anos, tivemos lutas e conquistas. E é para falar de uma conquista que estamos aqui hoje, a liberação da reforma da nossa unidade, que tanto vai beneficiar a comunidade local. Agradeço ao nosso prefeito, que tem olhado para essa necessidade e busca recursos para que isso se concretize e materialize. Agradeço também o secretário municipal de Saúde, que providenciou um local próximo da sede para atendermos durante a reforma, e que está recebendo a comunidade da melhor forma possível, sem interromper os serviços”, detalhou.
Durante as obras, a maioria dos atendimentos e serviços da UBS do Vivi Xavier, incluindo consultas médicas e de enfermagem, agendamentos, avaliações, puericultura, atendimentos com equipe do NASF, sala de vacinação e outros, serão realizados em imóvel localizado na Avenida Alexandro Santoro (Avenida das Torres), 428, em frente à subestação da COPEL. Já a equipe de odontologia foi transferida para a UBS do João Paz (Rua Francisco Marques de Oliveira, 800).
A área de abrangência da UBS do Vivi Xavier abrange os Conjuntos Vivi Xavier e Manoel Gonçalves I, II e III, Jardins Belleville, Alto da Boa Vista I e II, Palmeiras, Viena, Planalto e Paris, Portal do Sol, São Paulo e Cancun, Residenciais Porto Seguro I e II, Professora Marieta, e Assentamentos Marieta, Shekinah e Vivi Xavier.
Em nome dos moradores atendidos pela UBS do Vivi, Roberto Furtini, também agradeceu a Prefeitura por reformar a unidade. “Agradeço muito pela renovação dessa unidade. Temos lutado muito por essa UBS, desde 1980, para que ela esteja cada dia melhor, apresentando melhores resultados. Temos profissionais bons e qualificados, que cuidam da comunidade e desempenham sua função com muito amor e carinho. E por isso agradecemos essa reforma, em nome de todos os moradores”, reforçou.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito João Mendonça, o vereador Péricles Deliberador, em nome da 17ª Regional de Saúde, Fabrícia Januário, representantes do Conselho Municipal de Saúde, lideranças religiosas e comunitárias, servidores da Saúde, moradores do Conjunto Vivi Xavier, entre outros.
Reestruturação – As reformas das Unidades Básicas de Saúde estão inseridas no Programa de Reestruturação da Saúde Pública de Londrina, que iniciou em 2017. Desde então, a Prefeitura já entregou 17 unidades de saúde, totalmente reformadas: UBSs do Panissa, do CSU, Pind, Vila Casoni, Ernani Moura Lima, Carnascialli, Jardim do Sol, Alvorada, Selva, Warta, Paiquerê, Maria Cecília, Piza e João Paz, CAPS Infantil, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Farmácia Municipal.
Além dessas, o Município está construindo duas novas UBSs, na Vila Fraternidade e no Jardim Santa Rita, reconstruindo o Pronto Atendimento Infantil (PAI), reformando e ampliando a Maternidade Municipal Lucilla Ballalai. Também estão em andamento as reformas das unidades dos distritos de Lerroville, Maravilha e Patrimônio Regina, e dos bairros Jardim Ideal, Marabá, Eldorado, Cabo Frio, Campos Verdes, Jamile Dequech, Vila Brasil e Santiago. Informações do NCOM