News.Londrina.BR
Advertisement
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
News.Londrina.BR
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Comunidade do João Paz recebe Unidade de Saúde e praça reformadas

20 de novembro de 2019
Comunidade do João Paz recebe Unidade de Saúde e praça reformadas
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (19), a população do Conjunto João Paz, região norte de Londrina, recebeu o prefeito Marcelo Belinati e sua equipe com muita alegria. Isso porque, foi reaberta a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcia Andreoni Der Bedrossian, que fica na Rua Francisco Marques de Oliveira, 800.

Foto: Vivian Honorato

O espaço passou por uma ampla reforma, que incluiu a troca de todo o piso da unidade. Pois, com o passar dos anos, o antigo estragou, além de ter sido considerado em desacordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Agora, todo o espaço está mais claro, com piso adequado de cerâmica. Além disso, os pacientes que usam o local perceberam também que o ambiente ficou mais acochegante e fresco, pois foram instalados equipamentos de ar condicionado.

Foto: Vivian Honorato

Os 215,29 metros quadrados de área construída receberam uma pintura clara, moderna e com identificação nas salas de atendimento para facilitar o acesso de todos. Outros serviços como a parte hidráulica e elétrica também foram feitos, o que  garante mais segurança aos trabalhadores da saúde e à população ali atendida.

Os banheiros também foram adaptados para darem mais acessibilidade; já a recepção, os vestiários, o abrigo de resíduos e a farmácia também receberam melhorias. Houve a revisão e a recuperação das esquadrias metálicas, a substituição de vidros velhos, com trincas ou quebrados, a adequação de rufos, das calhas e do telhado. A área externa da Unidade Básica de Saúde também recebeu atenção durante as obras. Foram feitas novas calçadas, com piso tátil especial para as pessoas deficientes, rampas de acesso à unidade e árvores no entorno.

Esta é a 14ª Unidade de Saúde a ser reformada em Londrina desde 2017. Segundo o prefeito, a ação faz parte do Programa de Reestruturação da Saúde Pública de Londrina. Nas próximas semanas, a intenção do Município é entregar a reforma de outras três Unidades Básicas localizadas na zona rural, que são as UBS dos distritos da Warta, Lerroville e Paiquerê.

Foto: Vivian Honorato

“E, no próximo lote, virão reformas em mais 20 unidades de saúde. Não é só a reforma do posto de saúde em si, mas é a troca de móveis, a contratação de profissionais, reestruturação do atendimento, a revitalização do entorno, instalação de parquinho infantil ao lado, recape asfáltico em todo entorno, iluminação de LED. Isso devolve um espaço para a comunidade aproveitar com lazer, prática de atividade física e bem-estar”, disse Marcelo.

Foto: Vivian Honorato

A obra custou R$ 205.286,11 e o serviço foi executado pela Construpais Construtora, vencedora do processo licitatório. A unidade foi inaugurada em 1980 e há cerca de 20 anos não recebia melhorias. “Fizemos diversas ações, como a readequação do piso e dos ambientes, substituição de mobiliários e instalação de novos equipamentos. É uma unidade que desde 1999 não passava por reformas e não teve o olhar do poder público. Então, apresentava várias necessidades importantes e todas foram corrigidas, dando condições de trabalho aos servidores e de atendimento aos pacientes que buscam a UBS”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Foto: Vivian Honorato

De acordo com a coordenadora da unidade, Fernanda Jorge Giovine, em torno de 15 mil pessoas serão beneficiadas com a obra, visto que a unidade atende diversos bairros da zona norte, como Jardins Itaparica e Quadra Norte, Conjuntos Habitacionais João Paz, José Belinati, Semíramis 1 e Semíramis 2(CH Nubar Bogossian). “A unidade ficou de primeira qualidade. O servidor que trabalha em uma unidade nova e bonita, trabalha com mais prazer, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) agora têm um espaço para eles dentro da UBS, fizemos salas de acolhimento, pós-consultas, há quatro consultórios médicos, colocamos um escovódromo na Odonto. Para a população ficou muito melhor”, ressaltou a coordenadora.

Na UBS do João Paz, a população encontra vários atendimentos em saúde. Entre eles há: consultas médicas e odontológicas; vacinação; serviços de enfermagem; atendimentos da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf); acolhimentos com classificação de risco; puericultura; acompanhamento de pré-natal; exames preventivos ao câncer de colo de útero; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; visita domiciliar, além de grupos de saúde voltados para a comunidade.

Esta é a 14ª unidade de saúde entregue reformada, desde 2017, quando iniciou esta gestão. Já passaram por reforma e foram entregues as unidade: Panissa, Maria Cecília, Pind, Selva, Jardim do Sol, Casoni, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Carnascialli, Piza, Ernani Moura Lima, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Outras seis UBSs prosseguem em reforma: da Warta, Paiquerê, Lerroville, Ideal, Santa Rita e Maravilha, além do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

A reforma das unidades, faz parte de um grande Programa de Restruturação da Saúde Pública Municipal, que contempla também a troca de equipamentos e mobiliários, reforma do PAI e da Maternidade Municipal, além da construção da nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), para atender pessoas com deficiência; implantação do Prontuário Eletrônico, do Cartão Saúde Cidadão, Contratação de Médicos, a criação do Centro de Referência em Atendimento a Pediatria e Ginecologia.

Foto: Vivian Honorato

Melhorias na região – Além da reforma da Unidade Básica de Saúde, a Prefeitura de Londrina uniu forças com várias secretarias municipais, suas autarquias e fundações para recuperar as ruas do bairro. A Sercomtel Iluminação, por exemplo, instalou 22 luminárias de LED nas proximidades da praça, em frente à unidade de saúde, no parquinho infantil e nas vias do entorno.

Já a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) recapeou as ruas do bairro. Já a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou a poda de levante nas árvores que estavam atrapalhando a iluminação pública e plantou diversas flores e mudas de árvores ao redor das calçadas e na entrada da unidade de saúde.

Foto: Vivian Honorato

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) refez a sinalização viária do trajeto recapeado e dos pontos mais apagados com o tempo, instalou novas lixeiras no bairro, construiu e pintou bancos de concreto da praça, fez a capina e a roçagem do mato, e instalou um parquinho infantil. O espaço pode ser utilizado, ao mesmo tempo, pelas crianças, que agora têm acesso aos balanços, escorregador, gira-gira e às gangorras, e pelos adultos que podem permanecer sentados cuidando das crianças. Por fim, a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) pintou a fachada do Mercadão do bairro. Zé Otávio/Redação com informações do NCOM

ANTERIOR

Prefeitura anuncia o Natal 2019 que terá árvore flutuante e diversas atrações

PRÓXIMA

Seguem a todo vapor as obras de reconstrução da ponte na Avenida Soiti Taruma

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investimentos da Prefeitura de Londrina em saúde durante a pandemia

Investimentos da Prefeitura de Londrina em saúde durante a pandemia

22 de março de 2021
Prefeito de Londrina defende professores contra ataques, agressões e fakenews

Prefeito de Londrina defende professores contra ataques, agressões e fakenews

21 de fevereiro de 2021
Londrina está entre as melhores cidades do Brasil pra se viver!

Londrina está entre as melhores cidades do Brasil pra se viver!

11 de fevereiro de 2021
Prefeitura cancela o Carnaval e adota medidas restritivas

Prefeitura cancela o Carnaval e adota medidas restritivas

9 de fevereiro de 2021
grupo-news-multimidia

© 2019 Grupo News Multimídia
contato@news.londrina.br

Anuncie conosco:
(44) 9 9109-9966

grupo-news-multimidia

© 2019 Grupo News Multimídia
contato@news.londrina.br

Anuncie conosco: (44) 9 9109-9966

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados