Em 1888, a família Neugebauer deixou o sul da Alemanha para vir para o Brasil. Chegando em Porto Alegre (RS), decidiram continuar com o negócio da família: confeitaria. Foram eles que abriram uma das primeiras fábricas de confeitos e chocolate do Brasil, em 1903, batizada com o próprio sobrenome.
Em 2017, inspirado pela história da família, mas querendo criar seu próprio legado dentro do mercado, Christian Neugebauer, 32 anos, assumiu o comando da Chocolateria Brasileira.
A experiência na empresa da família fez toda a diferença. Apesar de ter vendido a marca Neugebauer em 1981, eles continuaram no mesmo segmento ao abrir a Harald, focada na venda no atacado.
Neugebauer entrou no negócio assim que saiu da universidade. Sua função era conhecer novos negócios do setor para inovar na companhia. Em 2016, ele conheceu a Chocolateria Brasileira, que acabava de surgir, e entrou como investidor.
Mas, segundo ele, o negócio não andou como o esperado e a qualidade dos produtos não era boa. “A empresa já estava em rota de falência e eu vi que precisava tomar a frente para que isso não acontecesse”, diz.
Por isso, em 2017, ele comprou a Chocolateria e investiu na fábrica para torná-la mais eficiente e automatizada. “Ganhamos muita escala por causa disso”, afirma. Além disso, o empreendedor conta que usou muitas dicas que vinham das empresas da família.
Em todos os momentos, Neugebauer afirma que seu avô, com quem ele trabalhou diretamente na fábrica, focou na qualidade. “Eu aprendi muito com eles”, afirma o empreendedor. “Dominar essa qualidade com maestria é muito complexo e requer muito investimento”.
Além de focar no sabor, Neugebauer afirma que é importante focar nos processos por trás do produto final.
Hoje, a Chocolateria tem 40 unidades em todo Brasil, incluindo 30 franquias e 10 próprias. O tíquete médio é de R$ 24 e o faturamento da rede em 2018 foi de R$ 7,5 milhões.
Para o futuro, o plano é expandir a marca e melhorar cada vez mais os produtos. “Queremos virar uma referência nacional”, diz Neugebauer. “Estamos em plena expansão. Mas por enquanto, vamos focar apenas no Brasil.”
Segundo o empreendedor, a internacionalização é um sonho, mas ainda distante. “Nunca saiu do nosso radar, mas nunca fomos atrás para analisar se seria viável”, afirma. “Queremos que o produto chegue sempre com a melhor qualidade possível”.
Em Londrina, a Chocolateria Brasileira está no Shopping Catuaí, Loja 222.
Contato através do Instagram.
Fonte: PEGN