A sexta-feira (dia 25), trouxe uma noite de boas novas para os mais de mil moradores do distrito de Maravilha, na região sul, 26 km de Londrina.O prefeito Marcelo Belinati participou da solenidade na praça central do Distrito para assinar a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS), inaugurada 1978 e que nunca recebeu qualquer investimento desde então.“Não será apenas reforma e sim uma ampliação com novo mobiliário. Vamos corrigir os problemas estruturais que a falta de manutenção causou nesse longo período”, declarou o prefeito Marcelo.

Além da reforma e ampliação da UBS, o prefeito entregou oficialmente na solenidade, as novas academia ar ao livre e parque infantil instalados na praça, que aliás, ganhou cores novas, lixeiras e uma conservação adequada.


A praça recebeu lâmpadas de LED, assim como as ruas no entorno.
Diversos populares acompanharam a solenidade, que teve a presença do secretário da Saúde, Felippe Machado, dos vereadores Estevão da zona Sul e Jamil Janene, do presidente da CMTU, Marcelo Cortez, entre outros.UBSCom uma área total construída de 213,11 metros quadrados, a UBS de Maravilha será ampliada para 300,30 metros quadrados. A área ampliada irá comportar uma sala para acomodar os Agentes Comunitários de Saúde, novo consultório, sala de inalação e almoxarifado.
Também serão construídos sala de esterilização, copa e DML, abrigo de resíduos e o consultório já existente será readequado. Com isso, a população do distrito, de aproximadamente mil pessoas, terá uma unidade com o espaço mais adequado para atendê-los.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a UBS de Maravilha é a terceira unidade contemplada pelo segundo lote do Programa de Reestruturação da Saúde Pública, que a Prefeitura de Londrina está executando. “Na segunda fase desse amplo programa, também iniciamos as obras de recuperação da UBS do Jardim Ideal, e a construção da nova unidade do Jardim Santa Rita. Então essa é mais uma unidade de Saúde que o prefeito Marcelo Belinati autoriza o início das reformas, desta vez, na área rural, que infelizmente acabou esquecida durante muitos anos. E essa é uma das prioridades do prefeito, reestruturar os serviços de saúde em toda zona rural”, frisou.
Os serviços da reforma incluem medidas para acessibilidade de pessoas com deficiência e recuperação da infraestrutura, que inclui paredes e piso, esquadrias metálicas, melhoria nas instalações hidráulica e elétrica, troca dos rufos, calhas e telhado, bem como na comunicação visual.
De acordo com a coordenadora da UBS de Maravilha, Tais Teixeira Rodrigues, a expectativa da equipe e dos usuários do distrito está muito grande. “Nossa previsão é conseguir atender ainda mais pacientes com melhorias na infraestrutura. Está todo mundo ansioso, porque faz muitos anos que não temos manutenção, então é algo que a população está aguardando há muito tempo”, comentou.
Os trabalhos serão desenvolvidos pela Construtora DJ LTDA, que venceu o processo licitatório, na ordem de R$ 449.724,35. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa deve iniciar a obra na próxima semana, com prazo máximo de 180 dias para conclusão.Durante a reforma e ampliação da UBS de Maravilha, os pacientes serão atendidos na Rua Ivaí, 130, próximo à Escola Municipal Professora Corina Mantovan Okano.
Com informações do NCOM